terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

No worries, mate!

Depois dos relatos da Matilde e da Joana, pouco mais me parece que possa acrescentar.

Sydney e de facto uma cidade maravilhosa, tem o unico inconveniente de ser tao longe que se torna algo inacessivel. Tem o que os portugueses (lisboetas!?) tanto gostam: mar e baia. Tem predios altos bem enquadrados do ponto de vista arquitectonico e espacos verdes com dimensao suficiente para se chamarem jardins!

Eu e a Sofia estivemos hospedadas num hotel no centro (o chamado CBD) nos ultimos dias e ai pudemos aproveitar a vida de cidade em pleno.
Ontem mudamo-nos para casa da amiga da Sofia (aussie born and raised). Fica num bairro residencial onde tudo ja e diferente. Aqui os predios altos dao vez a uma construcao em comprimento com muito verde (e bichos) pelo meio. Bichos, e infelizmente chuva, foi o que ouvimos a noite toda.

Os australianos (pelo menos os que habitam a cidade de Sydney), ha que adimiti-lo, sao um povo bonito (tanto elas como eles) que parece aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer. Aproveitam a hora de almoco para correr no parque, como a Joana ja disse, ou para se sentarem ao ar livre. Praticam horas laborais normais (saem as cinco) o que lhes permite viver a cidade ainda antes de regressar a casa. Bares, restaurantes, esplanadas, ruas, tudo tem gente!
Sao tambem simpaticos, prontos para ajudar no que for preciso. Os condutores do autocarro dizem-nos onde temos que sair para irmos onde queremos e ainda nos explicam como e que la chegamos a pe a partir da paragem. Se pararmos na rua 30 segundos com um ar de perdidas ha sempre alguem que pergunta se precisamos de ajuda...
E educados! Vimos ontem varios miudos com uniformes da escola (aqui cada escola, mesmo as publicas, tem uma farda que os veste dos sapatos as mochilas) a levantarem-se dos bancos das paragens de autocarros, ou mesmo dentro dos autocarros, quando viram alguem mais velho (e nao e preciso ser idoso, basta apenas que tenha um ar de que precisa de se sentar)!
Tudo isto resulta num povo aparentemente saudavel, afavel e onde o stress nao entra! Claro que este e o ponto de vista de uma visitante e a verdade nao sera completamente assim mas parece!

E agora um pequeno reparo aos posts que elas ja escreveram:
Quando elas falam de bronzeado, no meu caso, so e perceptivel no nariz e deve ser porque o factor cinquenta nao esta a fazer o efeito desejado... Parece que bebi uns copos!

E agora vamos la passear!

2nd Day@Sydney

Famelga, friends e seguidores!!

Cá estamos no 2º dia por terras australianas; o balanço continua a ser: top, top, top!
Das melhores que já conheci e com as quais mais me identifico.
Hoje continuámos o nosso tour de spots da cidade, com uma viagem matinal a Opera House (lindo, lindo! Manas arquitectas, tentem ver pormenores deste edifício porque é demasiadamente encantador e imponente ao mesmo tempo!) e Harbour Bridge



Depois deste percurso cultural, rumo aos jardins Botânicos (como imaginam, eu estava como que "em casa"; a adorar passear no meio de um espaço onde só vemos verde, verde, vários tons de verdeeee.......onde imaginamos todos os cenários mais idílicos possíveis). No meio deste percurso, apreciámos os vários hábitos "saudáveis" dos australianos - há hora de almoço, saem dos escritórios, calçam os ténis, e juntam-se em grupos a fazer jogging nos parques botânicos!! No meio ainda um casamento no jardim, em que só estava noiva, noivo e pessoa do registo civil... so romantic...!!
Espécies de árvores e pássaros (morcegos também existiam.. sim!!) acompanharam este percurso...!
As vistas do Jardim são magníficas, sempre rodeadas do azul e da luz que nele reflecte o sol lindo que nos tem acompanhado, qual companheiro fiel de viagem!!


Depois, rumámos ao centro para subir à Torre de Sydney, com 300 metros de altura... que linda perspectiva da cidade!!

Ainda ao final do dia, um "banho" cultural: visita ao Australian Museum!

Para ver o pôr do sol, fomos a Watson Bay..... praias praticamente selvagens e falésias a perder de vista, com uma panorâmica sem igual.... E mais uma vez: verde, verde, verde...!!


O dia de calor (o tom de pele já não é o mesmo!) acabou com uma chuva (tipo tropical) à saída do jantar!

Tudo o que vos escrevi não pode, com certeza, retratar as sensações tão booooaassss que vivemos!!

Muitos beijinhos a todos!
Joana

First day @ Sydney!

Hey there!

Ontem, depois de termos ido buscar o nosso cartão de telemóvel australiano, começámos a nossa expedição por Sydney! Fomos directas à Darling Harbour, ou seja o centro, where everything takes place! Resolvemos ir ao Sydney Acquarium e ao Sydney Wild Life! Ora bem, para quem vai descer a costa este, basicamente 3000 km, foi um tanto ou quanto assustador ver todas as espécies de aranhas, cobras, peixes, crocodilos, tubarões, conchas e búzios, enfim, todos os bichos possíveis e imaginários que podemos encontrar ao longo do caminho!








Entre um e outro almoçámos numa bela esplanada, e o preço... bastante em conta!

Tudo isto debaixo de um sol do melhor que há. Não é para meter inveja, mas para quem veio do frio, sabe muuuuuuito bem!!!

Ao fim da tarde, ou seja, a vossa manhã, apanhámos um ferry para o outro lado da cidade para irmos à Opera House e à Harbour Bridge. Eu queria ter apanhado o barco da Mathilda Excursions, mas elas não deixaram, pois o preço deveria ser upa upa puxadote! Posso dizer-vos que é uma das mais belas paisagens que alguma vez vi! O enquadramento da ponte e da Opera House é qualquer coisa de espectacular...!

Ainda tentámos jantar nessa zona, mas voltámos para Darling Harbour. Fomos a um really nice Thai Food restaurant!!!

Enquanto duas voltaram para casa (Joana e eu), que fica nada mais nada menos que numa das zonas mais chiques da cidade - Rose Bay, Watson Bay e Bondi Beach, entre outros pontos turísticos -, outras duas (Sofia e Mariana) foram parar à Chinatown!

Digo-vos que esta cidade é e-s-p-e-c-t-a-c-u-l-a-r!!!! É daquelas cidades em que me via claramente a morar, o único problema é ser tãaaaaoooo longe e ter várias pessoas que me prendem a Portugal! Não se assustem que eu volto, não me vou ficar por cá!!!

Bem, vou deixar a Joana vir aqui colocar um post sobre o dia de hoje, sim, porque este já vem com um dia de atraso!

Muitos beijinhos a tutti quanti!